Grande Muralha da China
Venho a constatar que o mito de que "a Grande Muralha da China é a única estrutura humana visível do espaço" não se confirma. Segundo se pode ler no site da Nasa, a grande Muralha não é assim tão distinta na Terra. Ao que parece isto deve-se ao facto de a Muralha ser constituída por materiais similares ao terreno aonde se insere. Do espaço ainda se conseguem avistar algumas secções, mas não são as únicas coisas humanas que se distinguem.
Aliás, da Lua nenhuma estrutura humana é observável. Segundo Alan Bean, astronauta da Apollo 12, "A única coisa que se consegue ver da Lua é uma linda esfera muito branca, com algum azul e algumas zonas amarelas, e de vez em quando alguma áreas de vegetação verde". O elemento humano mais facilmente observável são mesmo as luzes das cidades à noite.
Mas uma coisa que por outro lado me impressiona é a extensão da Grande Muralha. Tinha a ideia que eram alguns quilómetros, muitos, mas nunca conseguia aperceber-me do total. E porque é que as pessoas só visitavam partes da Muralha e não a percorriam totalmente? A verdade é que, como um extensão de cerca de 7.000 Km não contínuos não é coisa que se faça facilmente. Para termos uma ideia, a distância da Dinamarca à Itália são uns mil Km. Imaginem isto sete vezes atravessando todos os obstáculos naturais que encontra pelo caminho. Não imaginei que Grande Muralha significasse algo assim tão Grande.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home