Thursday, September 27, 2007

Aos Domingos

Os argumentos para manter os supermercados fechados aos domingos já não convencem ninguém, nem os velhos lojistas. Analizemos os argumentos como muito bem fez um dos ouvintes do Forum TSF:

- As pessoas devem passar os domingos com a família.
Devem, mas daí a obrigá-las vai um grande passo. Cada um deve ser livre de fazer o que bem quiser. Já lá vai o tempo do Estado Novo em que o governo tentava policiar a vida pessoal de cada um. 

- Os empregados de caixa devem ser protegidos de modo a terem os domingos livres.
Porquê? E quem protege todos os outros profissionais que têm de trabalhar fora de horas? Todos os empregos têm as suas condicionantes e as suas compensações. Trabalho realizado fora de horas tem uma remuneração extraordinária e é naturalmente limitado. Jornalistas, futebolistas, restaurantes, muitos serviços e mesmo algumas profissões de grande exigência, como a minha, funcionam fora de horas. Que fazemos? fechamos o país aos domingos?

- O fecho dos supermercados ao domingo favorece o Comércio Tradicional.
Não vejo em quê. Na medida em que o próprio comércio tradicional está fechado ao domingo. O comércio tradicional só sobreviverá se for ao encontro dos clientes. Nos horários, nos produtos, na localização. E não nos preços, que aí os Hipermercados levam vantagem. Mas a realidade é que o velho comércio tradicional em nada tem ido ao encontro dos seus clientes.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home