Ex Kuta
Fez ontem dia 12, cinco anos sobre o atentado em Kuta, Indonésia, que vitimou mais de duzentas pessoas tornando-se o ataque terrorista mais mortífero a seguir às torres gémeas. Porque se condena quem destrói o que está mal, como ditadores, opressores e regimes belicosos, e tantas vezes não condenam quem destrói o que está tão bem?
Para quem conhece Bali ainda sente mais pois este é sem dúvida um dos sítios mais tranquilos do mundo, onde homem e natureza convivem em harmonia e paz. Mesmo sendo a Indonésia o maior país islâmico do mundo, considero que é bastante tolerante, não só com as outras culturas, mas também para com as outras religiões que coexistem num país tão diverso. E apesar de Kuta sofrer de um turismo muito intenso e de uma overdose de compras e comércio, o clima é pacífico com flores, rezas e oferendas um pouco por todo o lado fruto da religião Hindu que predomina. Só o mero caminhar pelas suas paisagens é capaz de criar uma paz interior avassaladora e inegualável. E é bonita, muito bonita...
No monumento em homenagem, com a lista de todas as vitimas identificadas, encontramos um português no segundo país da quarta coluna. Só um morreu mas muitos lá estavam.
Também a nós nos tocou...
0 Comments:
Post a Comment
<< Home