Tuesday, June 10, 2008

Naturalidade

Naturais de Portugal na selecção portuguesa?

Mas que Portugal é esse?
Quando eu nasci este país ía do Minho a Timor. "Minha pátria é a minha língua" disse uma vez o poeta Fernando, nascido ontem há muitos anos. Na selecção nunca jogou um jogador que não falasse perfeitamente a nossa língua, tirando o João Pinto. Todos foram nascendo nas terras que antes eram portuguesas e ainda antes não eram de ninguém. Alguns na Madeira, outros nos Açores, ou em Moçambique. Outros em terras mais antigas, como o Brasil. Mas são nossos herdeiros, nossos primos, somos todos nós. O senhor Anderson de Sousa quando jogou, e bem, pela selecção gerou muita polémica. É português, fala português, é baixo e moreno, joga bem futebol e chama-se "de Sousa". Acham que os seus ancestrais eram quê? Judeus? Escoceses? A família dele só está fora há mais tempo do que a do Mourinho tem estado. Ou a do Petit, que nasceu em Estrasburgo. Acho fantástico sermos um país a que outros queiram pertencer. Por mim, são bem vindos. Aceito as equipes formadas pelas suas culturas. E compreendo que pessoas sintam que pertencem a mais que um país. Tenho simpatias por outros, mas corro pelo meu, pelos nossos.

A nossa selecção é, e tem sido, um reflexo do nosso país. Como são as holandesas, as brasileiras ou as norte-americanas. Ou alemã, que tem jogadores dos seus países-fronteira. A nossa fronteira é com o mar. O oceano é apenas um rio grande.. ...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home