Saturday, October 18, 2008

Anthropophagie



No site Strange Maps encontramos todo o género de cartografia. Aliás, mais interessante do que apenas observar formas originais de apresentar mapas, vale a pena entender as temáticas abordadas e os contextos em que eles surgiram, que em geral são verdadeiramente fascinantes.

Destaco estes dois. O primeiro acima aborda o mapa da do canibalismo no princípio do Séc. XX. A verde observamos a antropofagia duma perspectiva histórica e a vermelho as contemporâneas (da altura). Basicamente, nesses tempos a existência de tais hábitos alimentares estava limitada ao interior da América do Sul, à Africa Subsariana e amplamente difundida pela Oceania. Naturalmente isto também representavam os locais mais inacessíveis à civilização ocidental.

Numa perspectiva histórica encontramos alguma difusão pelas américas com grandes comunidades no norte e no sul. Mas as mais famosas serão talves os povos da américa central como os Maias e os Astecas, além de tribos indías brasileiras como os Quechua e os Tupis. Actualmente ainda encontramos alguns vestígios como o caso de uma doença provocada por essas práticas registada por Helio Setti na Papua-Nova Guiné há poucos anos.




Este segundo mapa reporta à geografia das medalhas conquistadas nos jogos olimpicos. O original pode ser encontrado no site do NYTimes e é fascinante o modo interactivo como observamos a evolução das conquistas ao longo dos anos. Deslocando a seta na timeline escolhemos a edição que queremos visualizar. Recomendo vivamente a visita a estes dois sítios....

0 Comments:

Post a Comment

<< Home