Thursday, May 23, 2019

Chico Buarque ganha Camões

Foi com as canções de Chico Buarque que aprendi a amar a nossa língua ! Sabendo sempre articular aquela cadência hipnótica da música com a rima e métrica das palavras, Chico evocava os mil sentidos duplos de termos e expressões que podiam significar tudo e o seu contrário. E mesmo sem compreender tudo o que era dito, não deixava de sentir naquelas histórias pedaços da vida de toda a humanidade. Ou pelo menos da nossa. Com ele me revoltei, com ele viajei, vivi e amei !

Mas também foi com Chico Buarque que compreendi o prémio Nobel a Dylan, ou como a arte da música pop pode ter tal profundidade literária. Acresce que Chico escreve livros de ler, cheios de ideias e brincadeiras sobre as palavras e da própria ideia de um pensar, ou um viver a língua. Há tão pouco o seu Budapeste ressoou forte quando passei do Magyar húngaro ao Bahasa indonésio num par de meses - do idioma mais difícil ao mais fácil em poucos dias. Tudo o que eu sabia de Magyar era do seu livro, mas com ele fui ainda mais longe ao compreender a essência de duas línguas tão díspares, e desse modo também a minha própria.

Com Chico Buarque o meu mundo cresceu, e eu cresci com ele. Quando já crescido conheci o mundo levei sempre um pedaço de mim nas suas palavras. Nas nossas palavras ! Juro ! Palavra  : )


Chico Buarque - Geni e o Zepelim

0 Comments:

Post a Comment

<< Home