Thursday, August 25, 2005

+ Fotografia III

Quanto a mim, quem mais poderia ampliar essa imagem positiva da nossa terra, seriam as Artes, a Publicidade e o Turismo. Claro que o cidadão comum também fotografa, mas não publica. E não precisam de ser livros de fotografias. É nos objectos mais banais que elas fazem falta. Espalhadas pelo quotidiano. Nas bancas de revistas, nas paredes dos cafés. As nossas paisagens urbanas não fazem história nem contam histórias. Não gritam imagens.

A publicidade, que vende um " Marlboro Country" por todo o mundo, usa as nossas paisagens de forma neutra. Como pudessem ser em qualquer parte do globo. Por vezes é intencional, mas tantos produtos que ganhariam com a identificação dos locais onde são produzidos optam por vender uma imagem mais internacional. A não ser que seja para consumo interno. Mas é talvez na publicidade que mais encontro bons exemplos da alma do nosso país. O azeite Galo, que apela à tradição sem parecer antiquado. As cervejas que enquadram nas suas campanhas certas zonas do país. Mas ainda assim, sem produzir ícones. Com que só tinham a ganhar.

Por ocasião do Euro2004 adorei ver interpretações do nosso país pela publicidade estrangeira. Não nos sabia com tanta personalidade. Sem aquela imagem que é a única que vai aparecendo lá fora do coitadinho, país pobre e sujo. Foi feita uma bela campanha em que apareciam zonas muito reconhecíveis do país cobertas por um relvado.
O Turismo de Portugal pouco cria. Vá para fora cá dentro e as Pousadas de Portugal para consumo interno, tudo muito neutro. Uns spots de Tv com vistas aéreas do país e pouco mais. Na altura da expo, houve um anúncio de uns bébes a nadar de baixo de água, que nada tinha de Português. Do Porto e Lisboa Capital da Cultura, nada me lembro. Talvez a Casa Música, não em imagens mas em obras. No entanto cruzo Lisboa e Porto e sinto que aquelas imagens deviam sair dali, viajar pelo mundo.
Vivêmos numa terra bonita. Não adianta escondê-lo!

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