Monday, March 06, 2006

Fã do Fantas

Mais um Fantas...
Confesso que não foi dos melhores, mas mesmo assim não baixa o nível.
Na verdade o que senti mais falta foi de variedade. Vi muitos filmes bons, mas em geral todos do Oriente. O que me deixou uma sensação algo homogénea. Senti falta da novidade e da surpresa, daqueles filmes vindo dos confins com tiques de cinematografia desconhecida. Pelo menos para mim.
Os filmes orientais já não me são assim tão raros e na verdade já começam a entrar no mainstream. Graças a deus sem perderem personalidade. No entanto, era no Fantas que tinha oportunidade para ver alguns filmes exóticos dos antípodas Neozelandeses ou doutras ilhas quaisquer. Faltaram-me também os Espanhóis alternativos e aqueles filmes mais "fora do meu mundo" do que propriamente os filmes de terror. A temática também foi mais de terror sem haver aí novidades. E confesso que também senti falta do cinema Americano, que sempre acrescentava qualidade e ficção científica da boa.

Só houve uma cinematografia que me trouxe algo de novo: a Portuguesa. Coisa Ruim, foi uma bela surpresa. E não só no sentido "estava bom para filme português", mas era mesmo um filme a sério, com princípio meio e fim e uma história pelo meio. Apesar de poder melhorar, a emoção estava lá. A mensagem passou. E a temática era à nossa maneira e não um pastiche à americano. Vale a pena.
Outra surpresa foi o filme Animal, uma co-produção Portugal/França/Inglaterra, filmada em Portugal e com alguns actores portugueses. Neste filme não o senti tão português mas mais Europeu, o que também tem a ver connosco. Gostei de ver, gostei da temática, gostei das paisagens e gostei da história. Resumindo, gostei do filme!

E foi tudo, e não foi pouco.
Os premiados achei um pouco assim a assim, claro que gostei, mas não houve nenhum que realmente venha a marcar história. Mas a semana foi boa e o espírito continua lá. Continuo fã do Fantas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home