Insolação
De início pareceu-me um daqueles jornais gratuitos.
Talvez algum projecto de caridade. De facto havia anúncios por todo o lado. Quando tomei conhecimento de que era o novo projecto concorrente do Expresso, pasmei.
O logotipo foi feito pelo pintor Pedro Proença. Poderá ser uma pintura agradável, conforme os gostos. Pode eventualmente ter uma componente artística. Mas graficamente não é nada eficiente. Não parece um projecto realizado por profissionais. Não contém rigor. Não é simbólico, é imediatista no conceito. Não é de leitura fácil. A tipografia parece realizada por crianças, sem qualquer preocupação pela legibilidade. Enfim... Não vejo qualquer qualidade. Nem o factor emocional me parece apelativo, remetendo no máximo por um projecto escolar realizado por alunos esforçados.
Quanto à campanha de publicidade só vi Mupis.
Baseia-se numa ideia banal (se é que existe alguma ideia por detrás desta estratégia), com uns textos banais e com uma execução gráfica sofrível. De genial não tem nada. Nem sequer é uma coisa neutra, mas agradável. Sinceramente, para mim foi até uma campanha bastante... hum... feia.
Ainda não o li.
Mas pelo que representa, é provável que o leia. É até provável que me venha a surpreender devido às minhas expectativas tão baixas. Talvez os conteúdos sejam realmente bons. Mas o capital de simpatia que tenho pelo projecto é nenhum. Na verdade, neste momento tenho algumas resistências que será preciso uma qualidade acima da média para me tornar um leitor regular. E assim desperdiçaram todos os créditos de entusiasmo que pudesse ter.
Apenas pela imagem
Mais um bocadinho da vulgaridade do Sol
0 Comments:
Post a Comment
<< Home