Tuesday, April 17, 2007

Critérios pouco cinematográficos

Quando me perguntam qual o meu filme favorito fico totalmente à toa. Escolher um filme, um livro ou uma música seria sempre de todo inviável. Talvez cinco filmes para aquela ocasião ou em certo contexto, mas em termos absolutos não.

Sendo que adoro listas, rankings e selecções não me deveria abster a tal tarefa. E assim fiz.
Julgo que muitas vezes o que mais importa na selecção são os critérios que utilizamos. Neste caso, por ser uma lista pessoal os critérios foram de toda a ordem, muitos dos quais meramente emocionais... ou porque vi o filme naquele contexto, ou porque me remete para mundos pelos quais tenho particular apreço. Também confesso haver critérios de qualidade e relevância artística aos quais não sou alheio. E sobram também critérios tão simples, como "gosto" ou "é bonito".

Pensei que fosse resultar numa lista mais heterogénea. Olhando para a lista noto a preferência por certos realizadores, certos estilos e certos temas. Quanto aos realizadores tentei realmente não pôr mais do que dois ou três de cada um. Em alguns casos optei apenas por uma obra, que simboliza e remete para as que ficaram de fora. Neste caso a predominância vai para Woody Allen e... ok, acho que o nosso Woody foi mesmo o mais difícil, sem conseguir excluir nenhum dos quatro filmes escolhidos.

Quanto aos temas, só surgem três de animação, mas julgo que representam bem o género. Um destaque especial para "Estória do Gato e da Lua" de Pedro Serrazina, que para mim representa mais do que apenas cinema. Apenas dois documentários, género que adoro mas que não consigo encontrar mais representantes de destaque. E no resto alguns de terror, vários cómicos, muitos americanos, alguns europeus, mas não só. E muitos filmes num género que eu tenho vindo a designar de subtis, que abordam temas da vida comum e as suas peculiaridades.


Claro que isto é a lista hoje. Noutro tempo talvez mudasse um pouco.
Ou talvez mudasse um muito.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home