Tuesday, April 03, 2007

Um Retrato Social

Estive a ver o documentário "Portugal - Um Retrato Social", da autoria de António Barreto, que traça um retrato actual do país e da sociedade portuguesa. O saldo é desolador. Os últimos trinta ou quarenta anos a revelam uma sucessão de oportunidades perdidas. Nós sempre tivémos um atraso generalizado, quer devido à nossa geografia ou à nossa cultura, quer devido à nossa história recente. No entanto, é facto que houve muitas oportunidades. Mas estas foram consecutivamente desaproveitadas. O exemplo mais recente foram os fundos de desenvolvimento europeu empregues no financiamento das obras públicas e de modelos de negócio desactualizados que resultaram em mais atraso. Sem que houvesse alguma estratégia a longo prazo.

Vi também alguns exemplos de negócios de sucesso, em geral assentes na inovação (a real, não daquelas fictícias), na formação profissional (inclusivé do próprio empresário), e no bom clima social (coisa rara por cá). Empresas que exportam o que produzem e importam as matérias primas, pois não há cá quem as forneça com qualidade. Ou seja, os bons exemplos são ilhas desligadas do restante tecido empresarial, reflectem-se positivamente na vida dos seus trabalhadores e pouco mais.

Recorrentemente abordo vários factores errados em que a nossa sociedade assenta. Em termos sociais realmente melhorámos nos últimos anos, mas em termos económicos todos os caminhos parecem dar em becos sem saída. Este documentário resumiu muitas das conclusões a que todos nós chegamos sobre a nossa economia. Com Sócrates o grande projecto nacional tem sido evitar que nos afundemos mais. E já não é mau finalmente trabalharmos sobre um projecto com objectivos. Mas, ou começamos a reverter positivamente as nossas vincadas características, ou os nossos princípios, hábitos e defeitos não nos deixarão sair do fundo tão cedo.

"A agricultura pouco tem a dar e a indústria está esgotada. Os serviços são ineficientes e o turismo já não oferece nada de novo. Com a globalização e a recessão, escasseiam as oportunidades. Como é difícil ganhar o pão em Portugal"

0 Comments:

Post a Comment

<< Home