Sunday, June 07, 2009

Puro Desporto

Na minha opinião existem desportos mais puros, com objectivos simples como no ténis ou futebol, e outros mais elaborados como a dança ou o surf. Como "mais elaborados" refiro-me ao facto de geralmente necessitarem de um painel de juri que decide o vencedor através de critérios subjectivos. Em geral até considero serem actividades culturais ou sociais, que posteriormente foram traduzidas para o formato de competição.

De certo modo isto não diminui a sua validade como desporto. Apenas torna mais difícil a definição de um claro vencedor, sem que o factor humano de avaliação seja preponderante. Nos outros desportos, com critérios simples e de objectivos concretos, também existe sempre algum factor humano que pode desiquilibrar o resultado final. Mas se objectivo é cumprido, não há volta a dar - o vencedor está definido. Por exemplo, no ténis ou no futebol os árbitros podem ter alguma parcialidade que subverta o cumprimento claro dos objectivos do jogo. Mas se o atleta marcar mais pontos ou golos, ao árbitro só lhe restará aceitar o facto. Mas na dança ou no surf, o juíz tem total poder de decidir o vencedor. Além de influênciar, pode pura e simplesmente atribuir a vitória.

Nessa ordem de ideias, de todos os desportos o mais simples será o Golfe. Mesmo que joguemos sozinhos, sem qualquer árbitro ou fiscal, nunca haverá resultas subjectivos.
Pode existir sorte, mas nunca injustiça....

0 Comments:

Post a Comment

<< Home