Tuesday, June 24, 2008

Sou venirs

Acho fascinante reflectir sobre a idade com que seremos recordados.
Por exemplo, eu recordo Einstein velho e Marilyn nova. Já Margaret Tatcher terá sempre alguma idade e James Dean será eternamente jovem. Quanto a Sean Connery não sei dizer, pois eu recordo-o grande e maduro e a minha mãe recorda-o como como jovem e esbelto. Tudo isso devido à sua longa carreira e à sua capacidade de existir em vários momentos.

Este congelar da nossa memória julgo que está naturalmente ligado aos meios de comunicação. Para além da idade que tinhamos quando fizémos algo de notável, às vezes existe também um registo que nos resume para as gerações futuras. Por exemplo, a foto de Einstein de cabelo desgrenhado será para sempre eterna. E Marilyn será sempre a menina o vestido esvoaçante branco. No entanto Einstein realizou os seus feitos mais notáveis com cerca de vinte anos. Mas não será assim que ficará para a história.

Acho que há muitas mais razões para além das poucas que enumerei. Seguramente que os media têm um papel preponderante no nosso imaginário, mas como funciona ao nível mais pessoal? Como é quando atravessamos várias gerações ou quando assumimos visuais mais icónicos como a madeixa branca de Susan Sontag, as longas barbas de Marx ou o visual asceta de Ghandi? Todos nós nos recordamos jovens maduros. E os outros, como nos recordarão eles?..

0 Comments:

Post a Comment

<< Home