Friday, June 19, 2009

Himalaias

Por vezes, um mau destino de férias pode ser algo relativo. Quando me comentam o facto de eu gostar de viagens com alguma componente de aventura, e que tal se devia apenas a uma questão orçamental, replico que essa mesma componente faz parte do gosto das viagens e viver as culturas e ambientes dos destinos que temos oportunidade de conhecer. Um dos meus exemplos mais recorrentes será que, quem viaja para os Himalaias nunca ficará num hotel de cinco estrelas, mesmo com os maiores recursos orçamentais. Primeiro, porque não existem hoteis desses por lá. Segundo, porque não é suposto ser esse o objectivo.



A imagem acima, retirada do blog O Meu Everest, ilustra um pouco isto. Segundo o relato dos autores foi neste hotel — Thawa Lodge em Namche Bazaar, que ficou o ex-presidente americano Jimmy Carter. Portanto, nem com todo o poder que isso implica não pôde, e provavelmente não quis, algo semelhante a um resort. Muitas vezes, quando se viaja a intenção é mesmo conhecer e viver os locais de destinos.



Quanto ao pior aerorporto do mundo?
Esqueçam Hethrow. O Aeroporto de Lukla, em Namche Bazaar deve bater todos os recordes. Um dos últimos pontos de acesso directo no topo dos Himalaias a pista tem pouco mais de 200 metros de comprimento com uma inclinação, situada entre um precipício e uma parede de rocha, onde não há margem para erro. Mas está bem melhor: a pista foi asfaltada e já tem um "terminal" de embarque. Como eu adorava ir lá uma vez na vida !!!

Tudo isto no site "O meu Everest".
Visitem, que vale a pena uma perspectiva na primeira pessoa sobre um dos locais mais singulares do nosso planeta.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home