Thursday, October 27, 2005

Manhatan

De há muito se diz que Nova Iorque é o coração do mundo.
Pelo menos sinto-a como um símbolo da nossa cultura. Pois é de NY que vem um dos acontecimentos mais recomendáveis, e ainda para mais em Português.
Falo do programa Manhatan Connection, onde se desenvolve o gosto pela tertúlia, sem tema nem obrigações, mas de muito bom gosto e actual.

A fórmula inicial era até bastante simples e original, que se baseava no facto de todos os protagonistas estarem em Nova Iorque a viver e trabalhar. E de resto é apenas um programa de opiniões.
Mas o facto de estas opiniões se situarem na ponte que vai do primeiro mundo até ao resto do mundo, dá-lhe um carácter... Um carácter que geralmente não encontro.

O programa está, naturalmente, muito recheado de política, cultura e economia. Mas confesso que adoro a notícia corriqueira do dia a dia Novaiorquino. Do filme que estreiou, da exposição choque que todo o mundo fala. De como os bushismos fazem eco e do que o Lula falou lá de longe. E depois claro, tudo amenamente comentado por quem sabe, ou vai sabendo.
O que vejo ali não são profissionais de jornalismo, mas pessoas. A histórias não são pessoais, mas seu ponto de vista é.
E são pontos de vista de brasileiros, uma cultura próxima da nossa com língua igual. Não é olhar de americano.

Um programa excelente de tertúlia e debate, como alguns outros. Como a Quadratura do Círculo ou o Contraditório, também excelentes. Mas com a diferença de provir do centro do Ocidente.
Como diz Caio Blinder "Sou anti-anti-americano"

0 Comments:

Post a Comment

<< Home