Saturday, January 14, 2006

Belle du jour - Fez



in Dna

Esta imagem merece-me dois comentários.
Primeiro, o Lisboa-Dakar. Sou fã do Dakar e sempre achei as imagens da imensidão africana um consolo para o frio Janeiro. Chegar ao fim do dia e ver como máquinas e homens tinham enfrentado a sempre imponente natureza, nem sempre vencendo e onde muitas vezes apenas conseguir chegar é já uma vitória. Faz-me pensar nos tempos em que o homem ainda desbravava caminho para chegar longe e descobrir as chamadas Terrae Incognitae.
Desta vez esperava mais. Partindo de Lisboa pensei que a cobertura televisiva seria mais interessante e intensa. Havendo tantos portugueses em prova pensei encontrar mais crónicas na primeira pessoa. Pensei que iria encontrar muitos resumos na Tv e emissões alargadas no fim de semana. Mas não. Tive que me esforçar para ver alguns pequenos resumos ao fim da noite e pouco mais. E mesmo assim, na primeira semana não vi nada. Só li algumas coisas, e mesmo assim muito menos do que futebol. Para variar. Não estou a ver que os patrocionadores tenham muito retorno com esta cobertura. Enfim, já vi melhor.

Segundo, o DNA - suplemento do Diário de Notícias desapareceu.
E com ela desapareceu toda uma série de temas que eram abordados, de uma forma original e personalizada e que, para já, ficam por colmatar na imprensa portuguesa. A revista "6ª" que a substitui não aborda os mesmos temas, nem da mesma maneira. Reconheço que é uma revista interessante, com bom grafismo e abordando temas culturais de forma profunda, mas no fundo aborda áreas que já existem noutras revistas ou suplementos. Talvez estivessem a faltar no DN, mas haviam noutros lados. Quanto ao DNA vão-me fazer falta os artigos de opinião sem tema específico, os apontamentos sobre a imprensa estrangeira feitos pelo PRD, os destaques sobre peças de Design, as reportagens as biografias e as entrevistas. As fotografias e as ilustrações. A memória e a experimentação. O bom grafismo. Pois...
Acho que ultimamente tinha demasiada moda e demasiada gastronomia. E tenho saudades de temas que já há algum tempo não faziam parte, como os postais de longe, os livros e as crónicas de viagens. Mas nem tudo pode agradar a todos.
Esta foto de Marrocos provém de uma das últimas edições da revista. Fácilmente me relembrou os sentimentos que tive na primeira vez que vi Fez. Na altura não dei o devido valor mas agora já sinto saudades da revista que me emocionava dessa forma. E agora, onde irei encontrar esses temas escritos em Português?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home