Monday, December 25, 2006

Cultura Económica

A cultura pode pôr no mapa um país ou uma região, com claros reflexos na sua economia. Exemplos como os da Jamaica, ou do Guggenheim de Bilbao são por demais reconhecidos. Quase não conheço a Bilbao por mais nada, mas conheço Bilbao. E os reflexos não se notam apenas no turismo. Criando um efeito de Marketing, publicitam a região, os seus produtos, as suas gentes.

Para mim existe um exemplo em Portugal desta relação: o Festival Sudoeste, na Zambujeira do Mar. Este evento que decorre todos os anos por altura do Verão pôs o Alentejo todo no mapa e principalmente o seu litoral.
Durante muito tempo o litoral Alentejano "não existia". Se eu comentava que tinha ido à praia no alentejo era motivo de risada de todos aqueles que só conheciam a região por terem de atravessá-la a caminhos dos Algarves. A ideia de Alentejo era de um grande descampado quente e seco. Até que Rui Veloso canta Porto Covo. Até que os Massive Atack cantam na Zambujeira. Até que centenas de jovens passam uma semana a cantar no Alentejo.

E eis que toda uma geração descobre o Alentejo, as suas praias, sua gastronomia, sua cultura. Compram-se quintas no Alentejo. Bebem-se os vinhos alentejanos. Passam-se férias inteiras na Costa Vicentina. Vende-se toda uma região sem gastar um cêntimo em publicidade.


dedicado ao "economista" Rui Rio

0 Comments:

Post a Comment

<< Home