Friday, January 05, 2007

Permitam-me

O texto anterior, de Francisco José Viegas, resume o que acontece em geral no nosso Portugal contemporâneo. Esta herança da Velha Senhora em que temos que pedir sempre autorização a alguém para que as coisas aconteçam, tem vindo a retirar ao país a expontaneadade que precisamos nestes tempos modernos. E isto acontece não apenas na escrita.

A primeira vez que tive consciência disto foi com a música e foi em Espanha.
Durante algum tempo que estive em Barcelona, pareceu-me existir um circuito musical que funcionava em crescendo, onde o artista tinha que ter algum valor para ascender ao degrau seguinte. E esse valor era-lhe dado pelo público e não por um qualquer padrinho, crítico ou produtor musical.

Desde o músico de rua até aos grandes sucessos discográficos, passando pelos bares e concertos ao vivo, o mérito ía permitindo a ascensão, sem ter que ceder a valores que não fossem os seus, em geral os económicos ou editoriais. Juro que na altura, se fosse musico teria experimentado quantos conseguiria reunir ao meu redor com as minhas composições. Pela saúde dos transeuntes, nem tentei.
Aos poucos fui-me apercebendo que não era só na musica que tal acontecia. Os donos da lojas pareciam-me sempre mais novos do que em Portugal. Os empresários eram pessoas normais, como todos nós. Só que em vez de usarem fato e gravata, usavam o seu espirito empreendedor para fazerem as coisas acontecer. E elas aconteciam.

No caso do Design Gráfico era a mesma coisa. Começando nos folhetos para bares e passando por identidades gráficas para todos os pequenos, e grandes, negócios que aconteciam. Uma verdadeira panóplia de novas personalidades gráficas a crescer e a conquistar o seu público. A cidade tinha identidade, tinha personalidade, e todos participavam nela.
Enquanto por cá continuamos a ter que pedir a tal permissão para fazer igual ao anterior. Quase obrigado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home