Friday, July 04, 2008

Best Cities in the World

1 - Vancouver | Canadá
2 - Melbourne | Austrália
3 - Viena | Áustria
4 - Genebra | Suiça
5 - Perth | Austrália
6 - Adelaide | Austrália
7 - Sydney | Austrália
8 - Zurique | Suiça
9 - Toronto | Canadá
10 - Calgary | Canadá

51 - Lisboa | Portugal

123 - Lagos | Nigéria
124 - Karachi | Paquistão
125 - Dhaka | Bangladesh
126 - Argel | Argélia
127 - Porto Moresby | Papua-Nova Guiné

Bom, a Austrália parece que tem as melhores cidades do mundo, logo seguida pelo Canadá. E com mais três da Europa Central temos o top dez, nem sei com que critérios. De facto devem ser cidades calmas e tranquilas com qualidade de vida. E o que lhes falta em agitação cultural terão em paz e estabilidade social. Porventura calmas demais.

Quanto ao fundo da tabela a minha curiosidade vai para a Papua. Este meio país (o resto da ilha é Indonésia) parece ser um dos últimos redutos onde a civilização ainda não chegou. Acho ainda mais isolada que interiores de Amazónias ou outras terras do género, na medida em que todo o país é isolado. Não há a parte normal do país - todo ele é primitivo. Acho fascinante.

Quanto aos restantes, a má qualidade de vida deve-se basicamente a guerras civis, regimes corruptos e opressores e às disparidades sociais. O normal. Excepto Dhaka, pois o Bangladesh é mais conhecido pelas suas reais dificuldades. Um país que fica semi-submerso todos os anos não deve ter vida fácil.

A minha cidade não está na lista. Mas eu gosto dela à mesma.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home