Wednesday, September 03, 2008

Espaço Silo

As exposições que têm ocorrido no Espaço Silo são mesmo um local a visitar. Alternando entre o tema da Fotografia e o do Design Gráfico, tem-nos possibilitado a regular visualização de obras interessantes. Principalmente as exposições de DG com abordagens a temas pertinentes. Embora por vezes não explorem a fundo esses mesmos temas, o mero facto de nos porem a reflectir sobre muitos objectos gráfico do nosso quotidiano tem sido de louvar.



Destaco aqui as exposições de cartazes, de embalagens e a de tipografia. A de cartazes foi quase uma viagem no tempo, pois a maior parte deles fez parte da minha paisagem urbana na altura em que estiveram expostos nas ruas e os espectáculos estiveram em cena. Quase que os esquecia e esta recolha foi-me mesmo emocional.




A exposição de embalagens abordava um tema interessante mas não me agradou tanto o resultado final. Havia algumas brincadeiras com o design das embalagens e a instalação de muitas embalagens sem qualquer imagem despertou em mim o sentimento bizarro das minhas idas à Alemanha de Leste pouco após a queda do Muro. Por vezes encontrava lojas repletas de produtos anónimos, sem marcas reconhecíveis e sem o actual design apelativo. E ainda para mais em Alemão. Sentia-me mesmo perdido nessas lojas.




A exposição de tipografia também levantou algumas questões e de certo modo fez-me voltar a olhar para muita da tipografia urbana com que me cruzo diariamente. Mas o cartaz e a introdução da exposição prometiam-me um pouco mais e ficou-se um pouco pela intenção.

De realçar que as exposições do Espaço Silo são gratuitas e situam-se numa zona pública de muito agrado nacional: um shopping. Neste caso o Norte Shopping.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home