A Lisboa de 2005
A fonte tipográfica Lisboa foi uma das escolhidas pelo site Typographica como uma das melhores de 2005.
A fonte não se chama Lisboa por mero acaso. Foi feita pelo designer Português Ricardo Santos, que vê assim o seu trabalho reconhecido numa área onde é difícil conseguir o respeito merecido.
Na minha opinião considero a tipografia muito bonita, moderna e que reflecte uma personalidade nacional. Muitas vezes me pergunto se temos identidade em termos gráficos, e acho que está aqui um bom princípio de resposta. E se não há, podemos criá-la. Os meus parabéns.
Aqui vai uma rude tradução da crítica feita por um dos designer do júri:
"Tentar desenhar uma tipografia evocativa de uma área geográfica ou de uma cultura específica é uma jornada perigosa. Onde a tipografia Twin font system vai longe demais, a fonte Lisboa acolhe a sagacidade de meramente apontar para - e portanto atingir - um simples calor Ibérico, algo difícil numa fonte sem serifas. No campo sobrelotado das fontes humanistas sem serifas, Lisboa distingue-se por ser completa (incluíndo caracteres especiais e dois estilos numéricos) e pela sua sofisticação técnica, mas sobretudo por providenciar duas subtis variações: uma que ajuda a exibir o desenho particular do caracter; e outra que abstem-se dos detalhes para a máxima clareza nos tamanhos mais pequenos. Apesar do nome dos dois estilos não parecer ideal, o par proporciona um útil balanço entre o potencial expressivo e a humilde funcionalidade."
Hrant Papazian
0 Comments:
Post a Comment
<< Home