Wednesday, April 12, 2006

Diferenciável

"Há alguns anos, eu trabalhava num projecto da Wolff Olins, em colaboração com a Direcção Geral de Turismo de Portugal, com o objectivo de vender Portugal como um destino turístico.

Havia muitos turistas do Norte da Europa que compravam férias no Algarve por causa do sol, mar e areia. Mas o sol, o mar e a areia tornaram-se bens indiferenciáveis. De modo a diferenciar Portugal como destino turístico, tivemos de encontrar uma ideia central que fosse verdadeira, reconhecível e comercializável, e que distinguisse Portugal dos outros países. Num certo sentido, claro, Portugal era apenas mais um destino de férias da Europa latina, talvez não muito diferente, de forma superficial, da França, Itália ou Espanha.

Nesse caso, que factor diferenciava Portugal? A resposta era tão simples e óbvia, tão importante e verdadeira que, assim que a vimos, não pudemos compreender por que razão tínhamos demorado tanto a encontrá-la. Portugal, ao contrário dos restantes países da Europa latina, não é um país mediterrânico; é o Atlântico que banha o seu litoral. O mar é frio. Há ondas, e das grandes. Tradicionalmente, Portugal não olha para a Europa, olha para os oceanos. E isso pode constatar-se na geografia e história do país.

A ideia diferenciadora para Portugal é essa - um país do Sul da Europa junto ao Atlântico. Tudo o resto procede daí.

por Wally Ollins em A Marca

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