Wednesday, February 25, 2009

Um Ponto Azul



Um Pequeno Ponto Azul, narrado por Carl Sagan.
Esta versão ainda me pareceu mais a propósito pela sua montagem, um elogio ao cinema e à nossa criatividade, que no fundo é o que nos distingue dos outros seres vivos.

Tuesday, February 24, 2009

Um dos Deuses mais lindos

És um senhor tão bonito quanto a cara do meu filho.
Tempo, vou te fazer um pedido...

Compositor de destinos, tambor de todos os ritmos, Tempo, entro num acordo contigo. Por seres tão inventivo e pareceres contínuo, Tempo, és um dos deuses mais lindos. Peço-te o prazer legítimo e o movimento preciso, Tempo, quando o tempo for propício. De modo que o meu espírito ganhe um brilho definido, Tempo, e eu espalhe benefícios. O que usaremos pra isso fica guardado em sigilo, Tempo, apenas contigo e comigo.

E quando eu tiver saído para fora do teu círculo, Tempo, não serei nem terás sido. Ainda assim acredito ser possível reunirmo-nos, Tempo, num outro nível de vínculo...

Poemas de Caetano.

Tempo



És um senhor tão bonito quanto a cara do meu filho.
Tempo, vou te fazer um pedido...

Monday, February 23, 2009

Estranho

No Estranho Caso de Benjamin Button tudo me pareceu ser sobre o tempo. Em todos os sentidos da palavra, do metereológico ao cronológico. Apesar de alguma perda de ritmo nos flashbacks o filme me deixou a pensar em quão importante é toda esta imparável cadência da vida. A nossa história começa um dia, e esse momento fica para sempre inscrito na nossa biografia. Fomos contemporâneos de quem, assistimos a quê, participámos, vivemos, estivémos, estaremos...

Wednesday, February 18, 2009

Bilionários

O Zimbabwe de Mugabe introduziu mais uma originalidade: notas de triliões de dólares do Zimbabwe. Ou um milhão de milhão se preferirem. Ou 1,000,000,000,000. A partir desta semana serão emitidas notas de 10 triliões de dólares, de 50 triliões e de 100 triliões. Quanto é que valem? Neste momento, e dando o desconto de que a taxa de câmbio oficial é bastante favorável em relação ao mercado negro, 10 triliões de dólares valem cerca de 20 euros.

Retirado directamente do Desmitos.

Tuesday, February 17, 2009

Anarquitectos

Sei muito bem o perigo da imagináutica. Às duas por triz basta uma simples letra para alterar tudo. Um pequeno "d" muda o esperto em desperto. Um simples "f" vira o útil em fútil. E outros tantíssimos, infindáveis exemplos.

Mia Couto, em Cronicando.

Saturday, February 14, 2009

Heart



Muito a propósito do dia de hoje.

Friday, February 13, 2009

Teoria da regressão das espécies

A propósito dos duzentos anos do nascimento de Charles Darwin, podemos constatar aqui que apenas quatro em dez americanos acreditam na teoria da evolução das espécies. Esperemos que o novo senado e comité presidencial façam parte dos quarenta por cento, pois o anterior achava realmente que a teoria da evolução das espécies através do Desing Inteligente deveria ser ensinada nas escolas juntamente com a Teoria da Evolução.

Na minha opinião, o senhor W estava fascinado com a palavra inteligente, não compreendendo muito bem o que queriam dizer com evolução. Aliás, no caso dele era uma regressão da espécie.

The Magic



Lindíssimos trabalhos de Yulia Brodskaya.

Design e crime

O design tornou -se de imediato design “global”, tudo foi invadido, a tudo o design aplicado. Aqui e agora cada indivíduo é, ao mesmo tempo, “designer” e “designed”. A dominação e manipulação do / pelo design é total: da casa (design de decoração) ao rosto (cirurgia plástica), da personalidade (drugs design) ao DNA (children design), de um candidato presidencial ganhador à Young British Art (nos livros-objectos de Bruce Mau, por exemplo), passando pela memória histórica (museum design), à arquitectura-espectáculo de Frank Gehry (“this designer of metallic museums and curvy halls”) e à teoria-espectáculo de Rem Koolhaas.

Carlos Vidal sobre Design and Crime de Hal Foster

Monday, February 09, 2009

O desenho de desejo

Temos o desenho-mapa, o desenho de projecto, o desenho de desejo, o desenho do desenho, o desenho de telefone.

Carla Zaccagnini no catálogo da colecção "Desenhos: A-Z".
Adorei a descrição. Provavelmente não falta nenhum. E como eu compreendo os desenhos de telefone e os de desejo.

Saturday, February 07, 2009

Solzinho



Ritita por João Tavares

Sózinho

Às vezes, no silêncio da noite, eu fico imaginando nós dois.
Eu fico ali sonhando acordado, juntando o antes, o agora e o depois.

De Peninha.

Antes de ser

Tal como uma canção não existe antes de ser cantada, não haverá vida antes desta ser vivida.

Alexander Herzen.
Frase muito simples mas que me deixou a pensar na vida, passada e futura.

Boa Nova



Casa de Chá da Boa Nova de Álvaro Siza por Miguel Coelho.
Bastante próximo de um dos melhores espaços de estadia que conheço.

Wednesday, February 04, 2009

Top 10 Hostel World

- Travellers House, Lisboa, Portugal
- Rossio Hostel, Lisboa, Portugal
- Lisbon Lounge Hostel, Lisboa, Portugal
- The Riverhouse Backpackers, Cardiff, País de Gales
- Greg Tom Hostel, Cracóvia, Polónia
- Sitting on the City Walls Courtyard House, Beijing, China
- Academy Hostel, Florença, Itália
- Goodnight Backpackers Hostel, Lisboa, Portugal
- Flamingo Hostel, Carccóvia, Polónia
- Mambo Tango Backpackers, Barcelona , Espanha

Segunda a lista de HostelWorld.com

3 Hostels

Não é que os três melhores Hostels do mundo situam-se em Lisboa. Finalmente Portugal começa a acordar para a realidade que é o turismo backpacjer, ou mochileiro em português, que permite ao viajante um maior contacto com os países visitados e que o impacto desse turismo se reflicta directamente junto das populações e da cultura desses países. Para além de um menor impacto ecológico não criando aquelas ilhas artificiais que são os grandes resorts.

E os critérios a que obedeceu esta selecção muito nos deviam orgulhar: segurança, limpeza, staff, personalidade, localização e divertimento. Nesta breve reportagem realizada pelo Expresso podemos observar estes três Hostels. Parecem-me realmente convidativos.



E ainda temos mais um Hostel em oitavo. Já para não falar que a Europa domina na generalidade.