Monday, January 31, 2011

Old news

O Daily Show pratica um jornalismo que já não existe.
Numa recente entrevista ao governador Tim Pawlenty, Jon Stewart não se inibiu perante a complexidade das ideias que pretendia ver discutidas e levantou questões longas, complexas e nada superficiais que há muito não via em plena televisão.

O ritmo cada vez mais acelerado da Tv actual tem nivelado por baixo a discussão de pontos de vista e geralmente as questões são levantadas de forma superficial e básica. No entanto aqui o tom nem parecia televisivo, como se duas pessoas decidissem dialogar sobre assuntos realmente importante, indo ao fundo das questões sem quaisquer simplificações redutoras. Confesso, fiquei impressionado.

O ponto negativo foi que só foi possível ver parte da entrevista devido à duração do programa. Valha-nos a internet.

Critério útil

Em 1768 o livro só passa na censura se for útil.
O livro pode não ter nada contra o reino, nada contra a religião, mas é um livro inútil.

"Porque é que alguém, depois de ter perdido tempo a escrevê-lo", estou a citar textualmente um censor, "há-de fazer perder tempo às pessoas que o podem ler? Não é para isto que um livro serve. Um livro serve para uma conquista útil de conhecimento".
Rui Tavares, na Pública.

Barry, John Barry


Não conhecia o homem, mas adorava a obra.
John Barry faleceu...

Obras públicas

Há dois tipos de obras em Portugal: As particulares e as públicas. As particulares são feitas com o dinheiro que as pessoas têm. As públicas são feitas com o dinheiro que o país não tem e custam sempre o dobro do que o previsto.
Miguel Sousa Tavares.

Cleptocracias

Julgo que os únicos regimes democráticos em África são Israel, África do Sul e Moçambique.

Não sei se a democracia será o melhor modelo de governo para muitos dos países africanos. Mas, no mínimo, deveria haver mais transparência, maior distribuição de riqueza e menos Cleptocracias. Os estados deveriam ser laicos e os governos deveriam pensar no bem geral, apelando à participação dos cidadãos principalmente através de uma imprensa livre e plural. Até lá, continuaremos a ter as famílias mais ricas do mundo nos países mais pobres da terra. Apesar das suas riquezas naturais.

Saturday, January 22, 2011

100 Anos de Manifestos


Através do excelentíssimo Zarp.

O Social Design Notes apresenta uma lista dos últimos cem anos de manifestos de Design, desde William Morris (1883) até os dias de hoje.

Tuesday, January 18, 2011

Doce mar

Lar, doce mar.
Adler

Livros

Sou um comprador compulsivo, compro livro toda semana, mesmo que não seja pra ler, compro pra ter. Nem que seja para descanso de copo, peso de papel, eu gosto muito de livro.
Julio Adler

Tuesday, January 11, 2011

Uma geração

Nós passamos por um curso universitário para dizermos que pertencemos a uma geração.
Mário Cesariny,
por Henrique Cayatte em "The Economist"

Friday, January 07, 2011

On Porto

Tuesday, January 04, 2011

Gélido

Depois de ter passado o ano no norte da Europa sob uma vaga de frio, cheguei a uma conclusão. Por lá, quando faz frio, sair à rua é como abrir a porta do congelador. Mas cá, estar em casa é como viver no frigorífico.

Reichstag


O Reichstag em Berlim.
Não estava assim quando lá fomos. Agora tem uma gigantes cúpula e estava coberto de neve. E fechado ao público devido a ameaças terroristas. Mas estava lá.