Gostei do conceito de Acupuntura Urbana onde uma muito pequena intervenção produz resultados muito abrangentes. O exemplo vem do ex-prefeito de Curitiba no Brasil, Jaime Lerner, que revolucionou o modo de fazer política. Os exemplos são inúmeros mas destaco os seguintes:
- É preciso despoluir uma baía. Qualquer Presidente de Câmara ficaria rapidamente inundado de orçamentos de dezenas de milhões de Euros. Jaime Lerner convocou os pescadores da baía de Curitiba, e disse-lhes que lhes comprava o lixo que eles lá recolhessem. Desse modo despoluiu a baía com um orçamento mínimo dando emprego a uma comunidade.
- Outro caso: De forma a melhorar o sistema de transportes da cidade, Jaime observou que o grande gasto de tempo em transportes não era na viagem, mas na entrada e saída dos passageiros. A solução foi construir umas platadormas nas paragens para as pessoas entrarem de imediato. Além do mais optou por um metro de superfície ao invés do tradicional subterrâneo, poupando tempo e muito dinheiro. Bastou para isso criar caminhos reservados apenas para as carruagens, numa solução próxima da adoptada mais tarde pela cidade do Porto.
Visitem
aqui esta entrevista do Sr. Lerner.
Acupuntura Urbana é um livro de Jaime Lerner