Friday, December 30, 2022

New year’s

Thursday, December 29, 2022

Tv Clip

As séries de Tv são os novos Videoclips 

Designs 90’s

O texto não é meu. Mas partilho aqui a história de Mário Moura, não só porque fomos colegas e vivemos isto juntos ou antes de nos conhecermos. Mas também porque há muito queria contar isto, e ele já o fez bem melhor do que eu. 

“Quando comecei a estudar artes no secundário, na segunda metade da década de noventa, ainda sem saber se iria estudar arquitectura ou design, o trabalho que se via em todo o lado tinha cores vivas, contornos claros, e o traço de uma banda desenhada franco-belga. Eram as Amoreiras, o espremedor do Starck e o mobiliário Memphis, o desenho retro-futurista de Daniel Torres ou de Moebius, os arabescos geométricos de Neville Brody.

Quando entrei para a faculdade, sem o saber articular, já queria outra coisa, o oposto disso tudo. Já me tinha aparecido o Eraserhead de Lynch, as banda desenhadas de Bill Sienkewicz e de Dave McKean, a pintura de Francis Bacon, as fotos de Joel Peter Witkin, tudo ambientes texturados, depositados em camadas de contornos esbatidos. Era textura contra cor plana, fotografia contra desenho, atmosfera contra espaço arquitectónico.

Há realmente um pêndulo formalista – depois de uma época cartoon vem uma era sombria e a preto-e-branco – que não se limita ao grafismo. Contra a euforia pop e new wave do começo dos anos 80 veio o som íntimo e solene da 4AD.”

Mário Moura, in The Ressabiator

Sunday, December 25, 2022

Comes e bebes

O problema não é o que comemos entre o Natal e o Ano Novo ! O problema é entre o Ano Novo e o Natal  : ) 

Thursday, December 22, 2022

Marselfie

Marsel.fie Rebelo de Sousa ! Devia ser a palavra do ano  : ) 

Shaun Tomson



Avatar II



Fui ver o Avatar II na noite mais longa do ano. Adorei, ao nível da imagem, a nível sensorial, da experiência, de emergimos num ambiente novo e exótico que apenas existe na fantasia do cinema. Gostei do ritmo nos momentos mais vazios da história, onde vivíamos as coisas simples daquele universo. Não gostei nada das cenas ação, sequências insuportáveis de coisas a explodir, de clímax em cima de clímax sem que nada de importante aconteça. Odiei o som, muito alto e sempre a encher o espaço que devia ser da paisagem sonora. E achei a história um bocado longa, acho que dez minutos chegavam...

Labels:

Sorte ou Razão

"Em suma, a vida humana é mais governada pela sorte do que pela razão"
David Hume, filósofo

Eu diria que a sorte é subestimada na ordem das coisas. Claro que talento, mérito, planos ou estratégias também contam para o resultado. Mas a sorte faz parte da equação, e uma parte muito importante mesmo quando vem em pequenas doses ou apenas num pormenor. É que esse pormenor pode fazer toda a diferença, até quando tudo se decide por detalhes ou num improvável efeito borboleta. Haverá sorte ou azar que são fruto do acaso das coisas, sem podermos prever tal ou sequer imaginar. Mas por vezes o modo como procuramos um deles, ou como conseguimos fazer uso dos momentos aleatórios da vida a nosso favor, como aceitamos que não controlamos tudo mas que procuramos que aquela estrelinha brilhe a nosso favor em algum momento do caminho, pode contribuir para um destino ainda mais feliz que o previsto. 

Go with the flow, costumo dizer nas viagens. Traça o teu caminho, mas aceita que tudo à tua volta irá participar nesse plano para que a novidade, a surpresa, a descoberta e o imprevisto se combinem para o prazer dessa aventura. Claro que temos mais sorte se trabalharmos mais, se nos esforçamos por isso, se temos algum plano e se fazemos por avançar e ir em frente. Mas é tão importante aceitar a sorte como parte do processo, deixar espaço para que ela aconteça, procurar por ela quando vamos além da lógica e agimos num instinto improvável mas que no fim até parecia predestinado. Destino ou acaso, sorte ou milagre, instinto ou esperança de que algo aconteça, não sei. Mas aceitar que é possível, deixar que seja provável, procurar que seja expectável ajuda. Não sei, mas acho que ajuda  : ) 

Saturday, December 17, 2022

Bad Words

Palavras que sempre digo mal:
  - Asterístico
  - Anénoma
  - Fotogenético
  - Parasidíaco

Monday, December 12, 2022

Sombras

As plantas mais interessantes crescem nas sombras - Miss Thornhill, professora de Plantas Carnívoras 

Wednesday, by Tim Burton

Saturday, December 10, 2022

Os portugueses


Le Grand Bain, de Gilles Lellouche

Thursday, December 08, 2022

Vale do Ave

Se quisermos traçar um corte típico das áreas do Vale do Ave, o normal é termos um rio a cota baixa, a parte da cumieira agora normalmente ocupada por eucaliptos, e na encosta toda a parte da ocupação urbana em que se mistura Campos, Casas e Fábricas. E toda esta ocupação é estruturara por uma estrada que depois divide para um lado e para o outro e organiza essa malha miúda. 

Arquiteto Nuno Travassos, em “A Cidade de Portas”

Aviário



Vale do Ave, in “A Cidade de Portas”

Catarinas

 

Procurar Catarinas tem sido o meu passatempo preferido durante o mundial ! Os estádios andam cheios de catarinos, magrebinos e muitos adeptos variados, mas só encontro adeptas das equipas em jogo. O resto do público é todo masculino...

Sunday, December 04, 2022

Filmes

Os meus filmes preferidos desta semana :

     - Cléo de 5 à 7  (1962)
     - Lost in Translation   (2003)
     - The Royal Tenenbaums   (2001)
     - Manhanttan   (1979)
     - Le Mépris   (1963)
     - Before Sunrise  (1995)
     - Vicky Cristina Barcelona   (2008)
     - In The Mood for Love   (2001)
     - Pulp Fiction   (1994)
     - Tabu   (2012)
     - Her   (2013)
     - Eternal Sunshine of the Spotless Mind   (2004)
     - Big Lebowski   (1998)
     - Hable con ella   (2002)
     - À bout de souffle   (1960)
     - Sprout   (2004)

Labels:

Fall in Love


“I think anybody who falls in love is a freak. It’s a crazy thing to do. It’s kind of like a form of socially acceptable insanity.“ 

Her, Spike Jonze

Saturday, December 03, 2022

Gerar Magia

Várias vezes na história do mundo aconteceu de se juntarem na mesma geração vários talentos que ajudaram a marcar a sua época e a área em que fizeram a sua magia. O fenómeno vem tanto da singularidade de cada indivíduo, como o caso de se influenciarem uns aos outros, levanto que o grupo se tornasse um marco para a sua época. Sem qualquer ordem, estes serão os meus preferidos:

1 - Novos Baianos ! E acrescenta o Chico Buarque, Tom Jobim, João Gilberto, Elis, Vinicius e toda a Bossa Nova. 2 - French Touch ! Além dos Air e dos Daft Punk, acrescenta os Justice, a Sofia Coppola, Wes Anderson e Mike Mills tanto no cinema como no design. 3 - Momentum ! Além do Slater, Dorian e Rob Machado, a forma como o surf foi visto a partir daí. 4 - Bustin down the door ! Além da revolução que trouxe, inclui toda uma linha estética e melódica que é para mim um dos ideias estéticos da natureza do mundo. 5 - Nouvelle Vague ! Como se respirava cinema nos escritórios da revista Cahiers, e como todos souberam ser uma revolução gigante e pessoal de tudo o que o cinema soube ser. Haverá tantas mais, mas estas são as que mais amei...

Thursday, December 01, 2022

Weltanschauungen Design

Hartmut Esslinger had approached Apple Snow White less as a design competition than a world-historical clash of Weltanschauungen. The Americans had gotten stuck because they had defined the problem in the reductive terms of design language, whereas the stakes were actually much higher: “Olivetti never had a design language; they had a design philosophy. Braun had a philosophy behind it. At Sony we had a philosophy of how to do things.” 

Make it new, by Barry Katz

Jobs

Quanto mais olho para o contributo de Steve Jobs para o nosso mundo moderno compreendo que ele inventou a roda várias vezes. Com Wozniak atreveram-se a pôr todas num carro, mas desde então nos limitamos a pôr cada vez mais rodas ou a fazê-las maiores... em geral até piora o que já era extraordinário !