Saturday, June 30, 2007

Serralves

A aristocracia, já se sabe, tem inúmeros e proverbiais defeitos.
Mas o mundo seria, decerto, um sítio bem mais aborrecido se, no decurso do tempo, um punhado de excêntricos sonhadores (endinheirados) não se tivesse empenhado a cobrir vastas extensões de terra com imponentes palácios, parques verdíssimos e castelos oníricos decorados por artistas geniais.

Sem eles, os ricos, não haveria Veneza e não haveria Florença e os seus artistas, não haveria nada do que fez Gaudí, não haveria nenhum dos loucos e arrebatadores castelos da Baviera, não haveria Mozart nem Wagner, não haveria Versalhes - e não haveria, para ir mais longe, esse extraordinário espaço que é Serralves, na cidade do Porto.

Jorge Marmelo no Público

Monday, June 25, 2007

Tal como...

"Tal como um livro, uma viagem começa com impaciência e acaba com melancolia"

de José de Vasconcelos

Thursday, June 21, 2007

Dreams to sell

Solestício



O Céu às 18:30, no dia mais longo do ano em Portugal

Tuesday, June 19, 2007

Celestial

Do nada ao nada...

Tropeçavas nos astros desastrada
Sem saber que a ventura e a desventura
Dessa estrada que vai do nada ao nada
São livros e o luar contra a cultura.
Encher de vãs palavras muitas páginas
E de mais confusão as prateleiras.
Tropeçavas nos astros desastrada
Mas pra mim foste a estrela entre as estrelas.

Livros de Caetano Veloso

Rio Dulce



No site do projecto Tempo de Viajar encontrei este alojamento em Rio Dulce, Guatemala. O local é lindíssimo, o hotel também mas... conheço pessoas que não pernoitaram em alguns quartos pois tinham frinchas pelas quais poderiam entrar bichos. Bom, este quarto não tem frinchas nas paredes. Nem paredes

Monday, June 18, 2007

Marilyn Monroe

Billy Wilder, sobre o que era trabalhar com Marilyn:
"Se quisesse alguém que aparecesse a horas no estúdio com os diálogos todos sabidos, chamava uma tia velha que tenho em Viena"

no livro Conversations with the Great Moviemakers of Hollywood´s Golden Age at the American Film Intitute"

7 Maravilhas de Portugal

- Jerónimos
- Palácio da Pena, Sintra
- Templo de Diana, Évora
- Mosteiro da Batalha
- Vila de Óbidos
- Torre dos Clerigos, Porto
- Parque das Nações, Lisboa

As minhas sete maravilhas de Portugal.
Algumas nem nomeadas estão, mas para mim seriam estas.

So Nice

Someone to hold me tight, That would be very nice
Someone to love me right, That would be very nice
Someone to understand, Each little dream in me
Someone to take my hand, And be a team with me

So nice, life would be so nice, If one day I'd find
Someone who would take my hand
And samba through life with me

Someone to cling to me, Stay with me right or wrong
Someone to sing to me, Some little samba song
Someone to take my heart, And give his heart to me
Someone who's ready to, Give love a start with me

Oh yeah, that would be so nice
I could see you and me, that would be nice...

Sunday, June 17, 2007

Como sempre

- Como chove lá fora...
- Como sempre... de cima para baixo.

Saturday, June 16, 2007

Belle de Nuit



de Stephen Eichhorn

Thursday, June 14, 2007

Morfeu

Os filhos de Nyx, a deusa grega da noite, eram Hypnos e Thanatos. O Sono e a Morte. Só depois chegou Morfeu, o deus dos sonhos, o filho do Sono.

Luz Interior

Para quê gastar um terço da vida a dormir quando é possível furar os dias, e as noites, perfeitamente acordados? Será, como dizem os cientistas, a 'conquista da noite', a barreira última do desenvolvimento pós-industrial. Os nossos antepassados regulavam a vida, e o sono, pelo ritmo natural da luz natural. Deitavam-se com a noite, acordavam com a madrugada. Esse mundo passou quando a lâmpada de Edison lançou uma maldição sobre os homens, criando um sol privado em cada habitação. O desafio, agora, é criar um sol privado no interior de cada um. Dormir para quê se é sempre dia dentro de nós?

também por João Pereira Coutinho

Insónia

Segundo Peter Barber o sono pode vir a tornar-se uma relíquia no espaço de dez anos. A ciência não pára. O mundo também não. E uma pílula pode resolver o problema dos homens. Dos homens que dormem e dos homens que não dormem. A ideia é mimetizar quimicamente o sono, proporcionando o que apenas obtemos com oito ou dez horas de travesseiro: descanso.

por João Pereira Coutinho

Antes

Ontem choveu desalmadamente...

Wednesday, June 13, 2007

Marilyn por...



Marilyn Monroe por Henri-Cartier-Bresson

Ícones

Acho que todos os grandes fotógrafos do Séc. XX fotografaram o Pablo Picasso e a Marilyn Monroe.

Bibliofilias

Isaac Oelgart, é um bibliófilo americano especialista em mapas e livros raros do Douro e do Vinho do Porto. Chamou-me a atenção uma notícia sobre uma das suas obras de referência, neste caso o catálogo da biblioteca do milionário Edward S. Lichfield. Em alguns exemplares foram anexadas folhas originais dos livros raros aí descritos. Acho fantástico um livro sobre livros ser composto pelo próprio livro original. Possuir um fragmento do original é dar-lhe uma nova vida.
Os livros são demais.

Isaac Oelgart esclarece que as folhas originais foram retiradas de exemplares semidestruídos e sem qualquer valor patrimonial ou cultural. Fica o valor simbólico

Viagens independentes

Existem dois grandes mitos acerca das viagens independentes:
Um - que é preciso muita coragem para as fazer. Dois - que é preciso muito dinheiro. Na verdade será necessário apenas um pouco de cada.
O resto fica por conta da vontade.

reflexão a propósito do livro de Filipe Morato Gomes

Away

Mentawai

Be warned though, most islands are covered in dense rainforest jungles, there are hardly any roads, limited food supplies, and only a few rat-infested huts to stay in with locals who cant even speak Indonesian.

These islands are home to the most primitive, tattoo-covered natives in Indonesia. So this is no place to try camping in the jungle. We recommend you check the professional yacht tours listed in the back of this book, and avoid unsafe local fishing boats, no mater how cheap they may seem in comparison.

in Indo Surf & Lingo

Carta de águas

E se num restaurante nos trouxessem a carta de águas em vez da carta de vinhos?

Águas Lisas

O poder do marketing e da publicidade não cessa de me surpreender. Isto vem a propósito da nova moda das águas com sabores e afins. Digo afins porque agora há águas para todos os gostos, não se limitando apenas aos sabores mas entrando também em campos como "águas para emagrecer" ou "águas para a 3ª idade". Já há alguns anos que se fala que o mercado das águas teria um grande potencial de crescimento. E assim tem acontecido. O problema, quanto a mim, é virem a reconstruir a realidade à medida das suas pretensões comerciais.

Neste caso as águas são um bom exemplo. Agora, quando eu quero uma água tenho que explicar muito bem que não me refiro a nenhum daqueles líquidos novos construídos artificialmente com sabores e propriedades extraordinárias, mas apenas água. H2O normal, como na natureza.
Que entretanto ganharam um novo nome: são as Águas Lisas.
Antes eram só água.

Tuesday, June 12, 2007

Celebração nostálgica

Desde que se equacionou que existe uma realidade chamada arte, que se questionam as fronteiras que delimitam noções como cópia, citação, remontagem ou remistura. A diferença é que, na actualidade, em plena era digital, com a circulação veloz e globalizada da informação, estamos mais alerta sobre estes processos. São os "re-edits" usurpação da obra alheia ou partilha? Celebração nostálgica ou sintoma de que vivemos num tempo infinito onde o passado, presente e futuro não se diferenciam?

Vitor Belanciano a propósito do re-edit de Sue Ellen

Saturday, June 09, 2007

Torkill Gudnason



Torkill Gudnason caracteriza-se por um trabalho muito expressivo fugindo à fotografia mais simplista de moda ou publicidade, criando ambientes oníricos e estranhos pelas suas composições, temas e estéticas. Sendo que o seu trabalho é predominantemente colorido e arrojado, fico agradávelmente surpreso por encontrar nas suas fotos exemplos tão eloquentes na sua simplicidade, como podemos observar no exemplo acima.



Fotos e referências a Torkill Gudnason em Obvious

Friday, June 08, 2007

A Puzzle

I wanted a mystery that couldn´t be solved,
I wanted a puzzle with pieces missing.
I wanted a story that couldn´t be told,
Only the fishing part of fishing.
And now I find it was you all the time.
I´m in love again.

by Erlende Øye & Eirik Glambek Bøe

um rapaz que descobriu uma nova banda

Era uma vez um rapaz que descobriu uma nova banda. Essa banda ainda não tinha nenhum single lançado, nem tão pouco um conjunto de canções suficiente para compor um álbum . Mas o rapaz ouviu as duas únicas músicas do grupo, considerou-as excelentes e previu logo ali, perante aquele potencial, um grande futuro para a banda.
O rapaz foi acompanhando o evoluir da banda. Surgiu outra música, belíssima. E mais outra, e outra. O rapaz começou a divulgar a banda pelo seu círculo de amigos, agora que tinha a certeza do brilhantismo da banda. Não obteve grande feedback...

Finalmente, meses mais tarde, a banda consegui gravar o seu primeiro álbum . Foi um sucesso. Depois veio o grande teste do segundo álbum. Um sucesso ainda maior. A banda começou a encher estádios por onde quer que passasse. Eram agora conhecidos em todo o mundo. Seguiram-se mais 5 álbuns , quase todos muito bons. Eram agora consideradas uma das maiores bandas de sempre.

O rapaz sentia-se orgulhoso de os ter descoberto, mas não o conseguia comunicar ao mundo. Jão não era "a sua banda"... O seu amor à banda era partilhado por milhares, milhões. Não era a mesma coisa...

Então, o rapaz notou um acorde mal tocado num concerto e começou a falar mal da banda.

cito já nem sei de onde

Francis Obikwelu

"A Europa não precisa de mandar dinheiro para África. Há países ricos, o problema é que os presidentes desses países são mafiosos e roubam a riqueza do país"

Declarações de Francis Obikwelu ao jornal Expresso sobre a agenda humanitária a África

Wednesday, June 06, 2007

Paz

1º Noruega
2º Nova Zelândia
3º Dinamarca
4º Irlanda
5º Japão
6º Finlândia
7º Suécia
8º Canadá
9º Portugal
10º Austria

Portugal consegue um honroso nono lugar na lista dos países mais pacificos do mundo. Apesar de todas as suas peculiariedades, isto temos de reconhecer: Portugal é um país bem tranquilo.

Global Peace



The Global Peace Index is a ground-breaking milestone in the study of peace. It is the first time that an Index has been created that ranks the nations of the world by their peacefulness and identified some of the drivers of that peace. 121 countries have been ranked by their ‘absence of violence’, using metrics that combine both internal and external factors. Most people understand the absence of violence as an indicator of peace. This definition also allows for the measuring of peacefulness within, as well as between, nations.

Tuesday, June 05, 2007

conduzir um veículo

Tenho cinco razões porque não viajo de carro:
Porque me encerraria numa redoma de cristal, dificultando o contacto com as gentes dos lugares, retirando a experiência dos transportes públicos, dos quilómetros partilhados.
Porque seria uma prisão: se eu quisesse seguir de balsa ou, em caso de emergência, apanhar um avião, teria que abandonar o veículo.
Porque me exporia desnecessariamente quer a salteadores, quer a polícias corruptos.
Porque é mais complicado para atravessar fronteiras.
Porque não percebo nada de mecânica.


Gonçalo Cadilhe

Penguin



60 anos da penguin classics

Recito

Já não escrevo, só transcrevo.

spam

As origens do termo spam podem ser encontradas aqui e aqui.
Recomendo a primeira.

Sunday, June 03, 2007

Trivial

Asking me all kinds of trivial questions

Friday, June 01, 2007

Paira à tona de água...

Paira à tona de água uma vibração,
Há uma vaga mágoa no meu coração.
Não é porque a brisa ou o que quer que seja
Faça esta indecisa vibração que adeja.

Nem é porque eu sinta uma dor qualquer.
Minha alma é indistinta, não sabe o que quer.
É uma dor serena, sofre porque vê.
Tenho tanta pena! Soubesse eu de quê!...

por Fernando Pessoa